Quem Somos

    A IPB Conselheiro Paulino é uma comunidade cristã reformada filiada à Igreja Presbiteriana do Brasil. Reorganizada em 15 de fevereiro de 1985, tem por objetivo prestar culto a Deus, em espírito e em verdade. Pregar o Evangelho, batizar os conversos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinar os fiéis a guardar as Sagradas Escrituras, e promover os princípios cristãos e o crescimento de seus membros na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.


  • História da igreja


  • Implantação do trabalho

    O trabalho presbiteriano no distrito de Conselheiro Paulino data anterior à 1946, na época, gerido pela Igreja Presbiteriana de Nova Friburgo. Um grupo de jovens denominado “Vanguardeiros da Fé”, iniciaram reuniões evangelísticas no local com cultos nos lares. Por um tempo, este trabalho foi feito no lar de uma senhora não crente, que tempos depois viria a se converter e ser batizada pelo pastor da IPB Nova Friburgo. Sua conversão foi marcante para o início da igreja, já que tempos depois, doou parte de seu terreno para a construção do templo onde, juntamente com um terreno anexo adquirido em 1949, a sede da igreja seria construída.

  • Construção do Templo

    Com o crescimento do trabalho e com muitas famílias presbiterianas se mudando para Conselheiro, foi-se tornando cada vez mais necessário a construção do templo. Em 11/02/1964, foi registrado em ata da IPB Nova Friburgo a cooperação de um irmão residente em Conselheiro colocando-se à disposição para ajudar na construção, e sua doação de 2000 tijolos para tal, além de pedir autorização ao conselho para que fosse passado um livro de ouro para a arrecadação de fundo para a obra. A autorização foi dada em 10/03/1964. Os registros informam que em 1966 a obra já estava adiantada.

    Contudo, a construção quase foi embargada no ano seguinte, devido a problemas com a Prefeitura de Nova Friburgo. Após as devidas providências, a obra retornou. Deus também abençoou a comunidade na época com um casal de  missionários ingleses, que prontamente aceitaram o projeto evangelístico.

    Uma história curiosa sobre esta época é com relação a arrecadação de recursos financeiros para a obra. O presbítero responsável pela obra, preocupado com a sua continuidade, perguntou ao pastor se haveria mais recursos para tal, infelizmente o caixa da igreja estava zerado. Então, o olhar do presbítero se vira para cima, como diz o salmista em seu cântico de romagem: “Elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro?”. Neste momento, ele vê uma abelha pousando no rosto do pastor e se lembra que havia uma colméia no forro do templo, e pediu autorização para vender o mel em prol da construção. Com a coleta, obteve 8 litros de mel. Antes de serem vendidos, os potes com mel foram levados à igreja em momento de culto e, o presbítero fez uma exortação a igreja com o seguinte argumento: se até as abelhas estavam trabalhando para ajudar a construção do templo de Conselheiro Paulino, porque os membros da igreja - operosos servos do Senhor Jesus se omitiriam? A igreja entendeu o apelo e começou a contribuir.

    Após muitas lutas e muitas dificuldades, no dia 6 de março de 1969 o templo estava recebendo seu primeiro culto, a inauguração contou com a presença de 5 pastores e 5 presbíteros, além do casal missionário, o qual foi prestada uma homenagem.


  • Organização em Igreja


    O desejo dos irmãos de organizar a igreja foi se tornado cada vez maior, mas, não havia ainda elementos para concretizar tal ato, sendo por diversas vezes barrado de maneira justa pelo conselho da IPB Nova Friburgo. Porém, era uma situação que não poderia ser mantida por muito tempo.

    Ao final de 1975, haviam 44 membros comungantes. Não muito, mas o suficiente para iniciar um trabalho de igreja com boas perspectivas. Encorajados pela vontade da congregação e pelo crescimento do bairro, sempre com fé e confiança de que Deus estaria os apoiando, foi enviado um novo pedido ao presbitério e entregue à comissão de legislação e justiça recebeu despacho favorável discutido em plenário foi aprovado por quase unanimidade. No dia 15 de Fevereiro de 1976, estava organizada pela primeira vez a Igreja Presbiteriana de Conselheiro Paulino.


  • Retorno à congregação e Reorganização


    Em reunião do conselho no dia 10 de setembro de 1979, um dos presbíteros pediu exoneração do cargo, restando apenas um presbítero remanescente. O pastor a época apelou a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil Artigo 76 § 2º e assumiu as funções plenas de conselho comunicando o fato ao presbitério em sua 25ª Reunião Ordinária o mesmo ratificou as decisões tomadas e determinou que os membros fossem arrolados pela Igreja Presbiteriana de Nova Friburgo, fazendo assim com que a igreja voltasse a congregação tendo como igreja mãe a IPB Nova Friburgo.

    Entre os anos 1980 à 1984 a congregação se reestruturou financeiramente e também com homens aptos ao oficialato. Em 1985 foi pedido pela IPB Nova Friburgo ao presbitério a reorganização da congregação de Conselheiro em igreja. O documento foi aprovado e em 15 de Fevereiro de 1985 a igreja estava sendo reorganizada.

  • O que é a IPB?


A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja protestante de orientação calvinista. Foi fundada em 1862 pelo missionário estadunidense Ashbel Green Simonton, que chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de 1859.  É uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária.